Hackathon UFRN

A UFRN está promovendo um grande hackathon nos próximos dias. O evento terá palestras sobre temas como a Lei de Acesso à Informação, Ciência dos Dados e Cidadania Digital, além de um mini-curso de Design Thinking. No entanto, a parte mais importante do hackathon é o trabalho desenvolvido pelas equipes inscritas e formadas durante o evento, que tentarão usar o portal de dados abertos da universidade para criar novas ferramentas acadêmicas e promover a transparência no serviço público.

A participação de estudantes e profissionais da área jurídica é bem-vinda (e incentivada pelo Legal Hackers) porque permite a criação de grupos com formação acadêmica diversa, o que facilita e melhora a qualidade da análise dos dados.

Uma curiosidade: a UFRN tem uma API, sigla em inglês para Application Programming Interface (traduzindo: Interface de Programação de Aplicações), que, em termos práticos, permite que programas de terceiros tenham acesso aos dados da universidade. Com isso, é possível desenvolver sistemas que, por exemplo, verifiquem o histórico do acervo das bibliotecas, avaliem a média de empréstimos de livros etc. O objetivo é que os alunos usem a criatividade para inovar no uso desses dados (há inúmeras possibilidades!).

Faça sua inscrição no evento e, se você tiver dificuldade em se juntar a um time durante o hackathon, entre em contato por nosso e-mail e tentaremos lhe ajudar:

Página do evento:  http://bit.ly/HackathonUFRN2017

Nosso e-mail: natal.legalhackers@gmail.com